IRMÃO LUIZ GONZAGA ZANCHETTA (1940-1982)

(42 anos)

Luiz Zanchetta nasceu em Casa Branca-SP aos 27 de dezembro de 1940. Entrou no seminário do Desterro aos 24.11.1959. Começou o noviciado aos 08.12.1962 em Campinas-SP. Fez a primeira profissão aos 19.12.1963. Emitiu a profissão perpétua aos 09.12.1969.

Trabalhou em Casa Branca-SP, Rio Claro-SP, Marília-SP, Chile e Itararé-SP. De índole expansiva, vivia sempre com fisionomia alegre e tranqüila. Tinha, porém, fases de angústia e indecisões, devido à sua infância e à asma que sempre o acompanhou.

Em sua vida apostólica lidou com grupos de jovens, com os quais se entrosava cordialmente. Acompanhou vários movimentos de casais, pelos quais era benquisto. Animava a liturgia e as celebrações com grande entusiasmo; contagiava os participantes. Mostrava facilidade para programas radiofônicos.

Foi por algum tempo responsável pela formação dos jovens que se preparavam, em Casa Branca, para serem futuros irmãos estigmatinos.

Amava extremadamente sua opção para irmão religioso e era muito devoto de Nossa Senhora.

Em 1980 foi para o Chile, a fim de trabalhar com os jovens na recente fundação. Retornou em 1982 devido a depressão profunda. Na noite de 6 de maio, foi atacado por violento edema pulmonar. Apesar do socorro médico veio a falecer, confortado pela presença de alguns confrades.

A missa de corpo presente e seu enterro foram semelhantes à sua vida com manifestações carinhosamente alegres: palmas, cânticos e até banda executando as músicas de que ele mais gostava.

Repousa em Casa Branca-SP ao lado do pioneiro dos irmãos estigmatinos no Brasil, Ir. Domingos Valzacchi.