PADRE OSÓRIO ARAÚJO LIMA (1924-1999)


(75 anos)

Osório nasceu em Porto Ferreira-SP aos 16 de novembro de 1924. Entrou para o seminário em Rio Claro-SP aos 24 de fevereiro de 1936. Fez a primeira profissão em Ribeirão Preto-SP aos 09.12.1943. Ordenou-se sacerdote em Ribeirão Preto aos 15 de agosto de 1951.

Exerceu o ministério como pároco e vigário paroquial em Ribeirão Preto-SP, Barretos-SP, Ituverava-SP, Marília-SP, Casa Branca-SP, Paraguaçu Paulista-SP, Barra da Estiva-BA, Ituaçu-BA, Dom Basílio-BA e Igaporã-BA.

Era de ânimo alegre, brincalhão, espirituoso, bom companheiro na comunidade e no trabalho. Sempre estava pronto para fazer um trocadilho ou um comentário espirituoso, sem ser mordaz.

Em Marília trabalhou com jornaleiros, engraxates, reunindo-os para atividades artesanais e formação religiosa. Nunca foi arrojado e sempre foi um bom coadjutor.

Forte, reforçado fisicamente, parecia vender saúde. Porém, brigou mais de 30 anos contra uma forte diabete.

Durante o trabalho na Bahia não tinha intenção de deixar o estado, lá permanecendo, apesar da proibição dos médicos e superiores.

Quando sua saúde estava demasiadamente complicada e completamente comprometida foi trazido para Campinas.

Faleceu nesta cidade no dia 28 de maio de 1999 e sepultado no jazigo da Província, no cemitério da Saudade, em Campinas.